Como emagrecer rápido e fácil pedalando por 30 minutos
Todos sabemos que andar de bicicleta é uma ótima maneira de se divertir e passear. Mas, os benefícios que uma volta de bicicleta pode oferecer são muito maiores! Andar de bicicleta é uma ótima maneira de melhorar o funcionamento de órgãos como pulmão, coração e melhorar o funcionamento de juntas e ossos.
Só que não para por aí! Pedalar é perfeito para quem deseja queimar muitas calorias, facilitando a perda de peso, aumento muscular e muito mais! Leia tudo se você deseja saber mais sobre os benefícios de andar de bicicleta.
Como andar de bicicleta pode ajudar na perda de peso?
Pedalar é uma opção de esporte para quem deseja emagrecer e diminuir as medidas. Afinal, é um esporte considerado de baixo impacto e alta queima de gordura, sendo essencial para quem está começando a fazer atividades físicas e até pessoas mais avançadas que desejam pôr um pouco mais de aventura.
Para você ter uma ideia, pedalar pode queimar entre 200 a 300 calorias a cada meia horas e se você utilizar as táticas que vamos ensinar aqui essa queima pode chegar até 1000 calorias por hora!!!
Como emagrecer muito em 30 minutos?
Uma técnica pouco conhecida e muito efetiva que tem como objetivo aumentar a queima calórica em um curto período de tempo é o método HIIT!
Esse método consiste na prática de períodos elevados de intensidade (uma pedalada mais rápida ou em terreno acidentado) com períodos de descanso, podendo elevar a queima de calorias para o dobro que seria em uma pedalada comum.
O que é HIIT?
Hiit ou treino intervalado de alta intensidade consistem em pequenas séries de alta intensidade intercaladas com períodos pequenos de recuperação. Sendo ela a maneira mais eficiente de fazer exercícios.
Tipicamente, o Hiit tem duração de 20 a 40 minutos e por ser tão curto e com tanta intensidade é uma ótima maneira de queimar muitas calorias rapidamente.
Podemos ter como exemplo um treino executado em uma bicicleta ergométrica ou na rua, se o treino consiste em intervalos de 3 minutos de alta intensidade e 3 minutos de baixa intensidade o mesmo pode ser considerado como um HIIT.
Por que fazer o treino utilizando uma bicicleta?
Por ser facilmente adaptado a um treino de pedal ou uma simples volta de bicicleta, o treino HIIT é uma ótima maneira de conciliar os treinos.
Estudos mostram que se o treino for feito em uma bicicleta o HIIT vai ser capaz de aumentar o metabolismo por horas após a execução do treino, melhorando a queima de gordura e estoques de energia.
Dessa forma, é uma ótima maneira de perder gordura e diminuir circunferências. Recomenda-se que o treino feito na bicicleta seja adaptado ao terreno presente e que o mesmo seja feito em um terreno mais plano.
Como fazer o HIIT andando de bicicleta?
Agora que você já sabe dos benefícios de andar de bicicleta com o estilo HIIT, deve estar se perguntando como executar esse método? O Hiit pode ser implementado de diversas maneiras e adaptado conforme seu nível de treinamento.
Mas, aqui vamos te dar uma boa base para treinos e conforme você for entendendo o método você pode alterar alguns parâmetros.
Método meio quilo em meia hora
Esse método consiste em 6 intervalos de 5 minutos cada e vai elevar sua prática de pedalar a um novo nível de intensidade e queima calórica.
Passo 1: Recomenda-se que o praticante aqueça por 5 minutos antes de praticar uma pedalada leve.
- Intervalo 1
Pedale com alta intensidade por 2 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade
Descanse por 3 minutos parado ou andando lentamente
- Intervalo 2
Pedale com alta intensidade por 3 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade
Descanse por 2 minutos
- Intervalo 3
Pedale com alta intensidade por 4 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade
Descanse 1 minuto
- Intervalo 4
Pedale com alta intensidade por 3 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade
Descanse 2 minutos
- Intervalo 5
Pedale com alta intensidade por 2 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade
Descanse 3 minutos
- Intervalo 6
Pedale com alta intensidade por 4 minutos utilizando uma marcha mais pesada ou aumentando a velocidade.
Descanse por 1 minuto com a bicicleta parada ou andando lentamente de maneira a recuperar o fôlego e energias.
Estima-se que a queima de gordura desse treino fique em torno de 500 calorias por 30 minutos, o que pode ser equivalente a perda de até 2 quilos por mês se praticado diariamente!
Quais os benefícios de andar de bicicleta além da perda de peso?
Pedalar é uma das melhores maneiras de reduzir riscos à saúde e problemas de sedentarismo.
Afinal, é uma atividade de baixo impacto e que pode ser executada por pessoas de todas idades. Alguns dos benefícios de andar de bicicleta são:
- Andar de bike é uma atividade de baixo impacto – Sendo assim, é uma ótima maneira de reduzir dores nas articulações e recuperar machucados, sendo superior a outros exercícios de alto impacto.
- Pedalar é uma boa maneira de melhorar a força muscular e aumentar a estamina de forma divertida e tranquila.
- Andar de bicicleta é uma ótima maneira de melhora cardiovascular, força e flexibilidade
- Pedalar melhora o funcionamento de juntas, articulações e ossos
- Controle de obesidade e peso: Os benefícios de andar de bicicleta para o controle de gordura corporal é muito importante. Afinal, é uma ótima maneira de melhorar o metabolismo do corpo.
- Diminui os riscos de câncer de mama: Estudos mostram que andar de bicicleta é uma ótima maneira de reduzir as chances de ter câncer de mama em até 15%!
- Reduz as chances de ter diabetes: Com os altos níveis de diabetes tipo 2 nos últimos anos, andar de bicicleta por 30 minutos por dia é uma boa maneira de reduzir os riscos da diabete
- Aumenta a oxigenação no cérebro. Sim, andar de bicicleta pode te deixar mais esperto! Andar de bicicleta pode ser responsável por aumentar em até 25% o consumo de oxigênio pelo seu corpo, melhorando o funcionamento de todos os seus órgãos e em especial o cérebro.
- Andar de bicicleta diminui a pressão sanguínea reduzindo os riscos de danos ao coração e possíveis infartos quando executado em uma intensidade média a baixa.
- Pedalar diminui os níveis de açúcar no sangue
Fonte: https://bikegrau.com/