Descubra o que é backlink e saiba se funciona de verdade

Ao começarmos a trabalhar com Search Engine Optimization (SEO) descobrimos alguns termos, como H1, Meta Descrição e até mesmo o que é backlink, algo que é essencial quando queremos fazer com que a nossa página fique no topo do Google.

São praticamente links para você fazer uma referência ou incentivar outras pessoas a continuarem no seu site.

Por isso, é muito importante entender o que são backlinks, a sua funcionalidade e como fazer com que ele tenha uma excelente qualidade.

Assim como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) precisa de referências para mostrar a sua importância no estudo acadêmico, o backlink é a sua base na estruturação de um artigo digital com a técnica de SEO, e vamos explicar o porquê a seguir.

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O que é Backlink?

Saber o que é backlink é entender que todo link que venha de uma página externa ou interna, que direcione para a sua, se enquadra nesse quesito.

Além disso, é um momento de oportunidade para as pessoas se sentirem atraídas com o seu site e consumir cada vez mais o que você oferece para a comunidade virtual.

É como se fosse uma trilha para chegar até o seu objetivo e fazer com que o seu site seja uma referência quando for pesquisado no Google, Bing ou qualquer dos mecanismos de busca.

Mas, precisamos explicar o que significa a palavra link, na linguagem do computador, termo em inglês que traduzido quer dizer “ligação”.

Então, ele ligará a algo já existente, que pode ser através de duas páginas diferentes, entre páginas do mesmo site ou até mesmo para incentivar a baixar algum software ou PDF que contém e-book de seu interesse.

Já a palavra “Back”, as pessoas, durante as aulas de inglês, associam bastante com o termo “volta”. Mas, poucos se esquecem que este termo também pode significar “retaguarda”.

Logo, backlink podem ser links internos, ou seja, aqueles que são usados dentro do site para que o leitor tenha referencial e ajuda a mapear o site melhor. Explicaremos no tópico seguinte.

Como funciona um Backlink?

Um backlink funciona da seguinte forma, coloca um link que está dentro de sua página em um outro conteúdo que também está no seu site.

É uma linkagem interna, algo fundamental para a construção da autoridade do seu domínio e, consequentemente, do ranqueamento nas buscas.

Essa prática traz uma retaguarda para que o artigo tenha referências para se tornar ao leitor o conteúdo prazeroso em ler e ter interesse maior em seu site.

Ele guiará de um site para outro, e quanto mais qualificados forem os backlinks, melhor para a sua página, pois os algoritmos desta ferramenta reconhecem que esses links indicam que o seu conteúdo é importante e precisa ser visto para mais pessoas.

Mas, não é o número de links que ajuda a tornar um domínio com mais autoridade, e sim a qualidade desses backlink.

Como conseguir backlinks de qualidade?

Como falado logo acima, nem todos os links são de qualidade, logo, não farão sua página a ficar no topo do Google. E, para você conseguir ficar no topo do Google sem pagar por campanhas, você precisa de qualidade. 

Mas, como conseguir backlinks de qualidade

É preciso estruturar de uma forma que mostre a indicação de que seu site é importante, como se fosse procurar e divulgar as suas fontes de pesquisa.

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Como saber se um Backlink é bom?

Primeiramente, para saber se um backlink é bom, é preciso identificar se aquele site possui autoridade, tanto de domínio como de página, e se há um contexto entre o que é abordado no texto e no backlink. A qualidade é melhor avaliada do que a quantidade.

Como saber se um Backlink é ruim?

Não é toda hora que podemos colocar qualquer link. Ou seja, não precisa colocar links que não tem algum relacionamento sobre o assunto a marca.

Não adianta você ter um site que fala sobre refrigerante e fazer um artigo que fale sobre dietas. Por isso, a escolha do link precisa ter relação com o assunto, na escolha das palavras-chave quando for estruturar o texto em SEO e, ainda mais, criar uma relação para que as pessoas possam obter uma melhor experiência aos seus leitores, usuários e futuros compradores de seu produto.

Lembre-se, faça um artigo que procure levar as pessoas automaticamente a fazer um mapa mental e estimula a visitar em todas as suas páginas.