9 benefícios da inteligência artificial para empresas

Você sabe quais os benefícios da inteligência artificial para empresas? Se não, saiba ao menos que seus concorrentes já tem uma boa ideia disso. Um estudo da IBM mostra que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente Inteligência Artificial em seus negócios.

E não dá para ficar fora dessa. Usar Inteligência Artificial no dia a dia não é mais uma questão de ser moderno ou atualizado.

Já chega a ser uma questão de sobreviver neste mercado tão competitivo. Essas ferramentas podem, inclusive, trazer importantes insights de consumidores.

Aqui nesse artigo você vai conhecer os 9 principais benefícios que a IA pode trazer para a sua empresa.

Benefícios da inteligência artificial para empresas

São muitas as vantagens de adotar sistemas de Inteligência artificial no seu negócio. Veja como essa revolução tecnológica pode ajudar e os benefícios da inteligência artificial para empresas.

1. Tomada de decisões mais precisa

Parafraseando Francis Bacon, informação é poder. Ter acesso a dados de qualidade, tratados da forma correta pode ser um apoio e tanto na hora de tomar uma decisão.

Na era da informação e da internet das coisas (IoT), as pessoas estão constantemente enviando o que gostam, seus hábitos, o que odeiam e quais plataformas costumam acessar.

A Inteligência artificial conta algoritmos que percebem esses padrões, traduzem e os processam rapidamente. Com esse tipo de informação nas mãos, uma empresa com certeza consegue tomar uma decisão mais precisa.

2. Automação de processos

Pense em uma tarefa chata e repetitiva que você precisa fazer todos os dias no seu trabalho. Pensou? Agora imagine se você não precisasse fazer mais isso? Isso é perfeitamente possível e aplicável com a Inteligência artificial.

A automação de processos é um dos maiores benefícios dessa tecnologia. Isso faz com que você possa pegar o tempo que seria perdido nessas tarefas e investir em atividades mais complexas e estratégicas.

De fato, você vai sentir a produtividade, sua e de sua equipe, aumentar potencialmente.

Um exemplo é o filme de Charlie Chaplin, Tempos Modernos ou até mesmo as ligações de pessoas para os bancos ou operadoras de internet.

As perguntas frequentes, os processos repetitivos puderam ser automatizados e a mão de obra pôde se especializar e focar em uma atividade mais produtiva.

Quer ver só? Segundo a DImension Data:

  • 40% dos consumidores preferem o autoatendimento
  • 70% dos clientes esperam que as empresas ofereçam esse tipo de serviço.

Nem precisa dizer que pelo menos uma parte dos seus clientes está incluída nesse número, não é mesmo?

3. Personalização e customização

A personalização e customização são aspectos essenciais para o sucesso de um negócio.  As pessoas querem se sentir especiais.

Ninguém quer mais do mesmo. A personalização pode fazer toda a diferença. E com tantas opções de clientes por aí, a IA será sua grande aliada.

Customizar experiências é capaz de:

  • aumentar a satisfação do cliente
  • e fidelizar o cliente à sua marca

A IA, por exemplo, pode te oferecer opções para criar ofertas personalizadas para um cliente que busca um determinado tipo de produto. Além disso, pode avisar seu cliente que o produto que ele costuma comprar está esgotado e até mesmo oferecer opções de substitutos.

4. Maior segurança

A Inteligência Artificial também pode ser uma aliada para aumentar a segurança, tanto da sua empresa quanto do seu cliente ao garantir:

  • vigilância
  • identificação de fraudes
  • proteção cibernética
  • e prevenção de acidentes.

Ela também é essencial para a garantia da segurança de dados.

5. Aprimoramento de análise de riscos de crédito

Assim como a prevenção de fraudes, a IA também auxilia no aprimoramento da análise de risco de crédito. Ela permite, por meio do aprendizado de máquina, uma rápida avaliação de processamento de um imenso volume de informações do cliente, como

  • informações demográficas
  • históricos financeiros
  • e comportamentais

Além disso, a IA pode perceber padrões e tendências que um ser humano não veria nos dados. Permitindo a identificação de oportunidades e riscos de forma eficiente.

6. Otimização de processos

Pode parecer cruel, mas um ser humano precisa, além de trabalhar, comer e dormir. A IA não. Isso não quer dizer que a máquina tem que substituir o trabalhador.

Ela simplesmente dá a oportunidade de os processos serem otimizados e as pessoas terem mais tempo para fazer algo além de trabalhar em tarefas repetitivas.

As IAs são capazes de detectar falhas nos processos, lacunas importantes que um ser humano não poderia enxergar com tanta rapidez. Algumas, inclusive, podem até oferecer soluções para melhorar esses processos.

Isso ajuda as empresas a economizarem tempo, dinheiro e otimizar seus recursos humanos, empregando sua equipe nas tarefas que realmente precisam de seu apoio.

7. Atendimento mais eficiente

Nenhum cliente gosta de esperar para ser atendido. Quem já trabalhou com atendimento ao público sabe muito bem disso.

No modo tradicional, o colaborador recebe a demanda do cliente, precisa ir atrás de uma solução e aí então dar um retorno. Com a IA, esse processo é mais rápido, já que existe no banco de dados uma gama de soluções que os robôs conseguem acessar rapidamente.

E aqui vai um bônus: um chatbot consegue fazer isso a qualquer momento do dia e ainda manter uma conversa como se fosse um ser humano.

Quando unida à automação e integrada a outras áreas da empresa, essa eficiência e rapidez fica ainda mais clara.

8. Redução de falhas e retrabalho

Errar é humano e empresas são feitas de pessoas. Alguns processos podem ter a quantidade de erros reduzidos pelas inteligências artificiais. Processos cansativos, que geram exaustão, não afetam essas ferramentas.

9. Melhoria na Experiência do Cliente

Por fim, as Inteligências artificiais podem ajudar na melhoria da experiência do cliente.

Seja pela velocidade em que as informações são passadas, das soluções rápidas, da customização ou da personalização da experiência, seu cliente terá muitos motivos para dizer que teve uma boa experiência.

Assim dá para perceber que são inúmeros os benefícios da inteligência artificial para empresas.

Aproveite para fidelizar seus clientes, aumentar a produtividade da sua equipe e otimizar seus recursos.