Qual a diferença entre modem e roteador?

Então você também quer saber qual a diferença entre modem e roteador? Então apenas continue a leitura, pois nosso post de hoje irá sanar essa dúvida.

Em um nível superficial, a diferença entre modem e roteador é simples: um modem o conecta à Internet e um roteador fornece Wi-Fi ou conexão sem fio em toda a sua casa.

Saber mais sobre como seu modem e roteador funcionam e interagem com seus dispositivos compatíveis com a Internet pode economizar dinheiro, tempo e frustração. 

Nós detalhamos esses componentes cruciais para que você possa decidir o que precisa para aproveitar ao máximo a conexão com a Internet da sua casa, bem como a diferença entre modem e roteador.

Qual a diferença entre modem e roteador?

Antes da existência do Wi-Fi, a maioria das casas que usavam internet tinham apenas um computador desktop (se houvesse um) e o único dispositivo que você precisava para conectar seu computador à Internet era um modem.

Por volta de 2001, a popularidade do Wi-Fi disparou, o que fez com que o número de dispositivos Wi-Fi por residência disparasse e a adição de um roteador sem fio doméstico fosse indispensável.

Tecnicamente falando, um modem é fundamentalmente mais importante do que um roteador porque não poderíamos nos conectar à Internet sem um.

No entanto, à medida que os consumidores se afastam coletivamente dos computadores padrão e dependem mais de dispositivos portáteis como smartphones e tablets, ter Wi-Fi pode para realizar algumas atividades torna-se muito importante.

Obviamente, a maioria de nós costuma ter um plano de dados básico no celular, porém, sempre que podemos, usamos redes wi-fi para economizar no uso dos dados.

Para que é usado um modem?

Um modem transmite, recebe e converte dados. Se você usa a internet via DSL, cabo, fibra ou satélite, um modem é o dispositivo que traduz sinais da sua forma digital ou analógica para o que você vê na sua tela. 

Em outras palavras, um modem conecta a internet aos seus dispositivos. Um modem pode funcionar independentemente de um roteador.

Para que é usado um roteador?

Um roteador é usado para distribuir o sinal Wi-Fi por toda uma área, criando assim uma rede sem fio. Um roteador não pode funcionar sem um modem. Embora esses dois dispositivos possam parecer semelhantes, um roteador geralmente terá antenas externas e várias portas ethernet.

Pense da seguinte maneira: um modem é como o motor do seu carro. Sem ele, o carro não funcionaria, porém, o roteador é como uma bomba de combustível que leva gasolina (ou seja, a internet) para onde precisa ir.

Como manter nosso roteador e modem em boas condições?

Vimos o que é um roteador e o que é um modem e sabemos que eles são muito importantes para que possamos nos conectar à internet com total segurança, confiabilidade e para poder alcançar um bom desempenho ao nosso trabalho. 

No entanto, para que tudo isso esteja presente, devemos mantê-los em boas condições. Veja abaixo alguns cuidados que você precisa observar:

Compre um bom roteador

Há centenas de marcas de roteadores ao redor do mundo, porém, alguns são conhecidos por ter uma qualidade acima da média do mercado, como é o caso dos roteadores da empresa alemã AVM.de e seus roteadores fritz!box.

Esses roteadores são amplamente utilizados não somente na Alemanha, mas em boa parte da Europa e chegando até Portugal.

O único empecilho em relação a esses roteadores é a forma de conexão através do IP, o qual a maioria das pessoas pensa ser pelo endereço 192.168.l78.1 e não 192.168.178.1.

No Brasil os roteadores da ZTE, Huawei, Intelbrás e TP-Link são amplamente utilizados e tidos como os melhores do segmento.

Mantenha-os atualizados

Sem dúvida, algo importante para manter o roteador funcionando é mantê-lo atualizado. Devemos sempre ter a versão mais recente do firmware, com a qual possamos corrigir possíveis vulnerabilidades que surgem, problemas de segurança e também ter as melhorias de desempenho que podem nos ajudar a alcançar melhor velocidade e estabilidade.

Use criptografia adequada

Por outro lado, o uso da criptografia correta também ajudará tudo a funcionar bem. É essencial usar boas senhas, que tenham letras (maiúsculas e minúsculas), números e quaisquer outros símbolos especiais que possamos adicionar. 

Dessa forma, nenhum estranho pode se conectar facilmente ou sem permissão ao seu wi-fi, apenas se tiver a senha correta.

Mantenha o login no IP padrão

Quando compramos um equipamento ou técnicos vem à nossa casa para instalar um roteador wi-fi, esses equipamentos vêm de fábrica com um endereço padrão de conexão.

O endereço mais comumente utilizado é o 192.168.0.1 e o 192.168.1.1, ambos são endereços IP amplamente utilizados ao redor do mundo quando falamos em roteadores wi-fi.

Oculte sua rede caso prefira

Uma das formas de evitar receber pedidos para ingresso na sua rede wi-fi é se as pessoas não verem a sua rede wi-fi, simples, né?

Há uma opção interna nas configurações de qualquer roteador wi-fi que permite que você deixe a sua rede oculta, ela geralmente está em Wi-Fi Settings ou WLAN Settings.

Com essas dicas você usará seu equipamento durante muito tempo e livre de quaisquer problemas.