Simulado DETRAN: Conheça a melhor forma de se preparar para a prova teórica do DETRAN sem sair de casa

Quem já tirou a CNH sabe bem como o processo é burocrático, demorado e que exige muito dos futuros condutores.

Já para quem ainda deseja tirar a carteira de habilitação, o que resta é se preparar, traçando um bom plano para se sair bem nas provas do DETRAN.

E por falar em provas do DETRAN, a primeira delas é o temido teste teórico, que pode ser marcado assim que o curso da autoescola é finalizado.

Entretanto, existem algumas ferramentas para abrandar a ansiedade de quem está prestes a fazer a prova teórica, como é o caso do simulado detran.

Com o intuito de contribuir na preparação de quem vai fazer a prova teórica do DETRAN, dedicamos esse artigo especialmente a falar sobre o simulado DETRAN que, apesar de bastante conhecido, não é compreendido pela maioria dos candidatos a motorista.

Aproveite a leitura!

O que é o simulado DETRAN?

O simulado DETRAN é basicamente uma cópia da prova teórica do DETRAN que simula, como o seu nome já diz, todos os aspectos do teste.

Entre os detalhes simulados estão:

  • Tempo limite para terminar a prova (que é de 40 minutos);
  • Número de questões (que são 30, ao todo);
  • Assunto das questões;
  • Quantidade de perguntas por cada disciplina em específico;
  • Entre outros.

Além disso, o simulado também é feito através de um computador, igual a prova original.

Para que serve essa ferramenta?

O objetivo da realização do simulado DETRAN é treinar para a prova teórica, já que as condições de realização são exatamente as mesmas.

Porém, para além das condições de realização, é importante frisar que os simulados também trazem questões idênticas às que os candidatos encontram no dia da prova oficial.

Assim, também é possível treinar conhecimentos, ter um primeiro contato com o modelo das questões e ajustar algumas coisas antes de fazer o teste pra valer.

Como fazer o simulado DETRAN?

Para fazer um simulado da prova teórica do DETRAN você deve acessar o site do DETRAN do seu estado, ou de qualquer outra unidade do Departamento de Trânsito.

Vale destacar que cada estado controla o seu DETRAN de um jeito próprio. Portanto, pode ser que os candidatos encontrem diferenças no acesso aos simulados.

Além disso, também é muito comum que as autoescolas facilitem o acesso de seus alunos a simulados para estimulá-los a estudar mais e melhor durante a realização do curso teórico, que é de responsabilidade dos CFCs (Centros de Formação de Condutores).

Por fim, é necessário dizer que existem alguns sites independentes que oferecem simulados baseados nos simulados oficiais criados pelos DETRANs.

Essas ferramentas também são úteis no processo de preparação para o teste teórico. Contudo, o candidato precisa estar atento à credibilidade do site em questão para ter a certeza de estar fazendo um simulado eficiente.

O que fazer, além do simulado, para se preparar para a prova do DETRAN?

Como citamos ao longo do texto, o simulado DETRAN é uma das principais ferramentas que podem ser usadas na preparação para a prova teórica do processo de emissão da CNH.

Entretanto, ele não é o único. Se você quiser chegar pronto ao teste, tome as seguintes medidas:

  • Participe de todo o curso teórico realizado na autoescola, sem faltar;
  • Estude bastante as matérias repassadas no curso teórico, inclusive se utilizando dos materiais didáticos fornecidos;
  • No dia anterior à prova, tome cuidado com a alimentação e o sono;
  • No dia da prova, chegue cedo ao local do teste e mantenha-se calmo;
  • Na hora de fazer a prova teórica do DETRAN, preste total atenção às questões e mantenha o foco.

Boa sorte!