Carteira de Trabalho Digital: Como funciona e o que é?

Carteira de trabalho digital te assusta? Nós vamos esclarecer tudo sobre ela, desde o que é, como funciona e como criar a sua.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital: O que é?

Antes mesmo de você saber como funciona a carteira de trabalho digital, é necessário que você saiba o que é essa versão virtual do documento.

A carteira digital é um aplicativo completo que lhe dá todas as informações que você profissional precisa.

Exibindo várias informações sobre a sua situação, como por exemplo as datas de emissão de contratos de trabalho e a rescisão desses contratos, benefícios trabalhistas que a empresa é obrigada a te oferecer e dessa forma você pode consultar para verificar os seus direitos e muito mais.

Essa digitalização do documento veio muito por causa do avanço da tecnologia que ganhou ainda mais velocidade com a pandemia.

Afinal, todos nós de alguma forma fomos para o digital, restaurantes que sobreviveram começaram a oferecer delivery, praticamente todo mundo tem um banco digital hoje em dia e etc.

Dessa forma, a CTPS teve que se adequar ao novo padrão e ganhou sua própria versão digital, com a utilização através de uma senha. Inclusive, desde o final de 2019 a versão digital do documento tem tanta relevância quanto a versão física que estamos acostumados.

Entretanto, existe uma diferença muito clara entre as duas. Apenas a versão física possui validade como documento para identificação.

Porém, com tantas mudanças na área da tecnologia, não é impossível que daqui a alguns anos a CTPS digital se torne o padrão.

Veja mais: Baixe aqui os melhores emuladores para Android

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

A carteira de trabalho digital é basicamente o mesmo documento, portanto substitui para a grande maioria dos casos o papel.

Dessa forma, quem nunca tirou o documento impresso, pode simplesmente dispensar e ter sua carteira digital que vamos ensinar mais a frente.

Entretanto, as pessoas que querem migrar da versão física para a digital, é importante deixar o seu documento guardado. Afinal, todas as informações ali são a comprovação dos seus contratos de trabalho.

Ao baixar o aplicativo e criar sua carteira de trabalho digital você terá todas as suas informações básicas incluindo seu nome civil, data de nascimento, sexo, nome da sua mãe e nacionalidade.

Porém, o mais interessante são as opções no canto inferior do aplicativo, confira logo abaixo as possibilidades que você tem ao instalar o aplicativo.

Contratos

A primeira opção no canto inferior do aplicativo é os contratos. Essa opção informa seu histórico de contratos em detalhes para você consultar quando e onde quiser.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital: Enviar e imprimir sua carteira de trabalho

A opção enviar permite que você envie uma cópia da sua carteira de trabalho em formato PDF para qualquer pessoa que você quiser.

Descrevendo se você quer dar apenas as informações básicas que falamos acima ou seu histórico de contratos também.

Além disso, com o PDF da sua carteira de trabalho em mãos você poderá imprimir normalmente e enviar essa cópia para a pessoa que você deseja.

Benefícios

A opção benefícios é uma das mais interessantes do aplicativo. Afinal, você poderá verificar todos os seus benefícios referentes a carteira de trabalho como auxílio emergencial ou seguro-desemprego por exemplo.

Você também poderá fazer algumas solicitações diretamente no aplicativo, facilitando bastante a sua vida e tirando a necessidade de ir até um órgão para conferir esses assuntos.

Leia mais: Últimas do mundo da Tecnologia você encontra aqui

Como fazer sua carteira de trabalho digital? Confira aqui!

Agora que você já sabe o que é a carteira de trabalho digital e como ela funciona, nós podemos mostrar como você pode fazer a sua agora mesmo, por isso confira nosso tutorial completo logo abaixo

Baixe o aplicativo da CTPS digital

Primeiramente você deve baixar o App da CTPS digital, existindo tanto para Android quanto para os celulares da Apple.

Ao abrir o aplicativo selecione a opção “Entrar” e digitando o seu CPF na página seguinte, selecione a opção “Crie sua conta” para fazer o cadastro.

Em seguida, um menu vai aparecer mostrando as opções de cadastro. Recomendamos que você selecione a opção “Número de CPF” porque é mais prático. Coloque seu CPF no campo indicado e seu nome completo no campo abaixo.

Responda um pequeno questionário

O segundo passo é responder um pequeno questionário de segurança para garantir que você é mesmo quem diz ser. As perguntas são simples como “Qual o primeiro nome da sua mãe?” ou “Qual o ano do seu nascimento?”.

Em seguida, ative sua conta utilizando o e-mail ou SMS. Dessa forma, logo depois de selecionar uma das opções, será enviado para você um código para ser colocado no campo indicado no aplicativo.

Para finalizar esse passo selecione a opção “Avançar” e crie uma senha segura para sua conta.

Selecione a opção “Autorizar”

O último passo é entrar na conta que você acabou de criar utilizando seu CPF e a senha. Depois disso, o aplicativo mostrará uma mensagem sobre a “Autorização de uso dos dados pessoais”.

Fique tranquilo porque isso é apenas uma formalidade do governo federal. Selecione a opção “Autorizar” e pronto! Sua carteira de trabalho digital está criada.

Gostou da nossa matéria sobre como funciona a carteira de trabalho digital? Comente abaixo se essa matéria te ajudou de alguma forma.