Chuveiro elétrico: o vilão da conta de luz

Com os constantes reajustes do preço da conta de luz, um item doméstico vem preocupando muito os brasileiros, principalmente, agora, no inverno: o chuveiro.

Pois é, quem tem chuveiro elétrico precisa saber que ele pode ser o grande vilão das contas da casa. Por isso, merece o máximo de atenção e cuidados em seu consumo.

Primeiramente, é preciso entender que a potência dos chuveiros elétricos costuma ser muito alta, chegando a 7000 W e, segundo especialistas, a dica é procurar investir em um aquecedor a gás mais barato, mas, caso não seja possível, procurar diminuir o tempo do banho, ao máximo.

O fato é que estamos em pleno inverno, que é quando o chuveiro elétrico gasta mais energia, e por isso, é preciso reduzir o tempo no banho.

Por exemplo, para ter ideia do quanto ele leva de seu orçamento, basta fazer a seguinte conta: divida o valor de sua potência por 1000, depois, multiplique o resultado pelo número de horas de uso do chuveiro, obtendo o consumo em kWh.

Esse resultado deve ser calculado com o valor da tarifa, para cada 100 quilowatts-hora (kWh).

Dicas para economizar energia na hora de utilizar o chuveiro elétrico

Caso não tenha gás encanado em sua residência, infelizmente, terá que aprender a economizar energia ao usar o chuveiro elétrico, para que seu banho não acabe prejudicando seu orçamento doméstico. Confira algumas dicas:

  • Evite banhos longos, procure não ultrapassar 8 minutos, já que o uso do chuveiro representa despesas não só de energia, mas de água, por isso, limite seu tempo debaixo do banho;
  • Não escove dentes, se depile ou faça a barba debaixo do chuveiro;
  • Desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando ou lavando os cabelos; 
  • Siga as instruções de instalação do equipamento conforme o manual e dicas do fabricante. 
  • Se certifique de que a fiação não está muito antiga ou mal instalada, isso pode impactar na conta de energia elétrica;
  • Jamais reutilize uma resistência queimada, pois além de significar riscos, ela ainda aumenta o consumo de energia;
  • Procure limpas periodicamente os furos de saída de água do chuveiro, evitando a queima da resistência;
  • Se possível, mantenha o chuveiro na chave ‘verão’, já que essa posição garante um consumo de energia cerca de 30% menor.

Mas, afinal, qual o melhor chuveiro: à gás ou elétrico

Tanto a luz quanto o gás vêm sofrendo aumentos constantes, e isso só contribui para a dúvida na hora de escolher qual das duas opções é mais econômica e vantajosa para aquecer a água do banho: à gás ou elétrico.

Para isso, além de analisar o consumo de energia em cada modalidade, é necessário também considerar os custos de instalação e manutenção.

Para começar, já na qualidade do banho o chuveiro a gás já sai ganhando, já que em termos de vazão de água, ele é bem mais vantajoso, oferecendo um fluxo maior do que o elétrico e ainda melhor controle de temperatura. 

Por outro lado, o chuveiro elétrico aquece mais, atinge a temperatura desejada quase instantaneamente, ao contrário da opção com GLP ou gás natural. 

Quanto à instalação, vale considerar que as residências modernas já estão prontas, na maioria das vezes, para receber gás GLP ou natural, ou seja, tubulação adequada e o aparelho para a dispersão da água.

Já o chuveiro elétrico requer apenas de um ponto de conexão de energia e um aparelho adequado às características da rede na qual será instalado. 

Ou seja, embora a instalação do chuveiro a gás possa até representar mais gastos, caso a residência não venha preparada por padrão, a longo prazo, ela significa uma grande economia.

Afinal, qual sistema é mais vantajoso?

Se compararmos o chuveiro a gás com o elétrico, que representam as duas fontes de aquecimento de água mais utilizadas, sem dúvida, a opção a gás é, sim, mais econômica.

Mas, para poder decidir, a dica é colocar todos os prós e contras na ponta do lápis. Por exemplo: você prefere economizar com energia elétrica ou com água (chuveiro a gás gasta mais água)? Como a instalação de um chuveiro ou outro afetaria sua conta de energia elétrica?

E mais, é preciso saber se há espaço para instalação do sistema a gás, em caso positivo, a dica é não ter medo do valor dessa instalação (que é o que assusta muitas pessoas), já que ele é diluído e, no total, vai significar, muita economia futuramente.

Por isso, entre em contato com uma empresa de instalação de chuveiro a gás, para  saber se seu imóvel suporta o sistema e, então, diga adeus aos banhos de 5 minutos!