Entenda como direcionar o tráfego do Instagram para o seu site

Conquistar um bom tráfego do Instagram é o desejo de inúmeras pessoas que possuem um negócio online ou que desejam ser influencers.

Todos os dias, novas pessoas entram para as redes sociais e o Instagram está como uma das primeiras opções, pois oferece diversas ferramentas para obter seguidores e engajamento.

Porém, muitos conquistam os seguidores, mas não sabem se posicionar.

Nas redes sociais, as pessoas se posicionam em relação a determinado assunto, esse posicionamento se refere a definir os seus valores e ter opiniões sobre o que é abordado.

Essa questão filtra as pessoas que te acompanham, as que gostam, permanecem, e as que não se identificam, deixam de seguir.

Por essa razão, é imprescindível definir um nicho e escolher com qual público se deseja interagir.

Nesse artigo, focaremos em como direcionar o tráfego do Instagram para o seu site de forma estratégica.

Continue a leitura para compreender melhor como funcionam essas questões que foram abordadas!

O que é tráfego web?

É a quantidade de visitas que recebe no site, rede social ou outro link que desejar. Há dois tipos de tráfego, o pago e o orgânico.

O orgânico consiste em atrair pessoas sem precisar de investimento financeiro, o qual pode ser conquistado através do SEO para obter visitas do Google no site.

Outra forma é ao divulgar link da sua página nas redes sociais, por exemplo.

O tráfego pago se trata de investir uma quantia em anúncios para atingir outras pessoas, além daquelas conquistadas com o tráfego orgânico.

Através dele, você consegue determinar idade, gênero, local e outras características que se adéquam ao seu público de interesse.

Ele deve ser utilizado de maneira estratégica, com intenção de atrair mais seguidores, gerar mais engajamento, leads ou, até mesmo, vendas.

Esse tipo de tráfego é utilizado para fazer remarketing para os seus seguidores e pessoas que já entraram em sua página anteriormente.

Como fazer tráfego pago para site?

Uma das vantagens de investir em tráfego do Instagram, ou seja, em anúncios, é que ele pode levar as pessoas para qualquer lugar que deseje, desde o seu perfil no Instagram ou até ao seu site.

Para fazer tráfego pago, você pode utilizar o celular ou computador. No celular, através do botão “turbinar story” ou “turbinar publicação”, que fica no feed.

Outra maneira é acessar a função de ferramentas de anúncios abaixo da bio de seu perfil, onde você pode escolher uma publicação que deseja anunciar.

Mas, a alternativa mais completa e indicada para conseguir monitorar todas as informações de seu público e resultados é através do Business Suite.

É possível acessá-lo por meio do Facebook no computador ou baixar o aplicativo (feito para IOS e Android) com o mesmo nome no seu celular.

Existem dois modelos de tráfego do Instagram mais comuns: Stories e Feed, no qual você precisa de uma imagem (também chamada de criativo)que atraia e convide a pessoa para acessar.

Nesse anúncio, você pode pedir para a pessoa “arrastar para cima”, se for no stories, ou clicar em “saiba mais” ou “compre agora”, se for no feed.

Ao realizar essa ação, a pessoa cairá no site que você configurou no momento em que fez o anúncio.

Como direcionar do Instagram para site?

Se você já possui uma audiência que te acompanha, é fato que já existe um conteúdo de valor a ser apresentado.

Alguns motivos como a falta da chamada para ação e falta de planejamento estratégico dos posts impedem o direcionamento do tráfego do Instagram para o seu site.

É importante incluir storytelling e apresentar conteúdos interessantes a quem te acompanha, pois isso ajuda a criar uma linha de raciocínio e desperta no seguidor o desejo de acompanhar a história até o seu final.

Portanto, construa narrativas na sua página para atrair a atenção do seu público.

Quando o seguidor estiver engajado, é só convidá-lo para conferir algum conteúdo produzido por você no site, que seja uma continuação do assunto ou indicação de serviço/produto como solução.

Como gerenciar tráfego no Instagram?

O funil de vendas auxilia a gerenciar o seu tráfego do Instagram de maneira assertiva, pois ao definir essa etapa, você descobrirá o caminho que o seu seguidor percorre até chegar a você e executar alguma ação que você solicitou em seu post no feed ou nos stories.

É necessário definir de qual meio você irá atrair tráfego para trazer visitantes para seu Instagram, que pode ser feito de maneira orgânica, na qual as pessoas são atraídas através do YouTube, outras redes, como o Pinterest, ou por meio de ferramentas do próprio Instagram (reels, hashtags, explorar).

Mas também pode atrair de maneira paga, a qual permite selecionar o público ideal para seu negócio.

Quando eles chegarem ao seu perfil, ele deve estar atrativo a ponto de a pessoa desejar segui-lo, devido ao conteúdo de qualidade e o que foi prometido na bio.

A terceira etapa é transformar o seguidor em uma pessoa que gosta de você e do seu trabalho. Dessa forma, quando indicar algo em seu perfil, ele irá participar, comprar ou votar.

Após montar seu funil, será mais fácil mensurar a quantidade de pessoas que chegam a você, como chegam até sua página e se sua estratégia para atrair e converter pessoas está no caminho certo. Isso consiste em ter um bom gerenciamento do tráfego do Instagram.

Além disso, você pode criar uma lista de empresas por segmento para encontrar possíveis clientes nas páginas sociais e monitorar possíveis concorrentes. Assim, você consegue gerenciar e aproveitar melhor o seu tráfego no Instagram.

Então, se você quiser saber como criar uma lista de empresas por segmento, acesse o link e leia o artigo na íntegra!

Tenho certeza que se você associar e utilizar o conhecimento dos dois artigos você poderá alcançar ótimos resultados para as vendas da sua empresa. 

Até mais 🙂