Tecnologia: Conheça as melhores profissões do setor e suas funções

Já não é segredo para ninguém que nos próximos anos todas as melhores profissões estarão no setor de tecnologia.

E além de serem boas áreas para se trabalhar de forma geral, esses postos de trabalho estão entre as profissões que pagam bem mais requisitadas do mercado.

Mas, quais são as melhores profissões da área de tecnologia?

Nesse artigo vamos apontar ao todo 10 profissões que surgiram relativamente a pouco tempo e estão “bombando” no mercado de trabalho.

Aproveite a leitura!

Arquiteto de redes

O arquiteto de redes, que também é chamado de engenheiro de redes ou de telecomunicações, é o profissional responsável por criar e manter redes de comunicação estáveis.

Nisso estão incluídas redes como a intranet, que é uma espécie de internet restrita a locais específicos e outros tipos de comunicação diversos.

Inclusive, a arquitetura da própria internet foi pensada e é mantida por arquitetos de rede, que são profissionais formados em áreas como Ciências da Computação, Análises de Sistemas, Engenharia da Computação ou Tecnologia da Computação.

Analista de dados

A análise de dados consiste no estudo de estatísticas colhidas por profissionais específicos.

De posse desses dados, o analista de dados pode criar diagnósticos e apontar soluções para problemas diversos dentro do setor de informática de uma empresa ou de um órgão governamental, por exemplo.

Para se tornar um analista de dados, você precisa se dedicar ao estudo de programação e/ou Tecnologia da Informação.

Cientista da computação

Se você tem aptidão para estudar ciências exatas e quer se tornar um cientista da computação, deve, em primeiro lugar, ingressar em um curso de Ciência da Computação.

Ao concluir o curso, você estará apto para dominar diversas áreas dentro da computação, como várias das que citamos nesse artigo.

Em suma, o cientista da computação está apto a estudar qualquer área dentro da informática e se especializar em alguma, caso deseje.

Desenvolvedor de softwares

Os desenvolvedores de softwares são grandes estrelas do setor de tecnologia, sendo indispensáveis para a área.

Isso porque esses profissionais têm como função criar aplicativos e programas de computador nos mais diversos nichos, que são a base para o mundo da tecnologia como um todo.

Se você quiser se tornar um desenvolvedor de softwares, precisará se formar em um curso técnico na área, preferencialmente.

Especialista em segurança da informação (DPO)

O especialista em segurança da informação é o responsável por manter seguros os dados que circulam na internet.

Nesse escopo está incluído o chamado DPO (Data Protection Officer), um profissional especializado na proteção de bancos de dados de empresas e órgãos governamentais.

Para atuar na área você precisa se formar em cursos como os de engenharia da informação e ciência da computação, por exemplo.

Especialista em Help Desk

O “help desker” é o indivíduo que leva as reclamações dos clientes a uma empresa e devolvem a resposta da empresa ao seu cliente.

Em suma, esse profissional é uma espécie de operador de telemarketing moderno e atualizado.

Essa é uma das melhores profissões na área de tecnologia muito por causa da grande quantidade de vagas que oferece atualmente.

Gestor de T.I

A área de gestão de T.I (Tecnologia da Informação) é um setor administrativo dentro do setor de tecnologia.

Os profissionais que atuam nessa área são responsáveis por gerenciar todos os outros profissionais que atuam no setor de tecnologia da empresa ou órgão em questão.

Vale ressaltar que não é necessariamente preciso ser formado em algum curso “tecnológico” para se tornar gestor de T.I, mas é obrigatório conhecer todos os processos que serão gerenciados.

Programador

Se os desenvolvedores de software são os responsáveis por criar os programas e aplicativos, os programadores são responsáveis por mantê-los funcionando, por assim dizer.

Isso porque todos os programas, e também os sites, têm um código fonte por onde é gerenciado o seu funcionamento. A criação desse código e a sua manutenção, é obra de um programador.

Aqui mesmo na internet existem vários cursos de programação que valem muito a pena o investimento, uma vez que essa é uma das melhores profissões da área de tecnologia também no quesito remuneração.

Técnico em informática

A profissão de técnico em informática é uma das mais antigas e conhecidas da área de tecnologia.

Esse profissional polivalente é capaz de analisar tanto o software (programas e sistemas), quanto o hardware (peças de um computador), para encontrar a origem de falhas e problemas diversos.

Apesar dos avanços tecnológicos, o técnico em informática permanece sendo indispensável em todos os sentidos.

Para entrar nessa profissão você pode fazer um curso técnico em uma escola próxima da sua casa ou até mesmo aqui na internet, no formato EaD.

Web designer

Com certeza você já ouviu falar na profissão de web designer, que é uma das melhores profissões da área de tecnologia. Afinal, sem esses profissionais, sites como esse aqui não estariam funcionando.

É do web designer a função de organizar graficamente uma página na internet ou a aparência de um aplicativo, por exemplo.

Dentro desse escopo de criação visual para a internet, podemos citar também outras duas profissões:

  • Webmaster: profissional que trabalha de forma semelhante a um programador, organizando a parte funcional de um site. Ou seja, fazendo botões funcionarem e abas serem abertas, por exemplo.
  • Desenvolvedor web: responsável por fazer uma página na web funcionar corretamente, conforme a arquitetura de rede criada pelo programador, o layout feito pelo web designer e os comandos organizados pelo webmaster.

Vale ressaltar que muitos profissionais atuam como uma espécie de “coringa”, trabalhando em todas as áreas citadas nesse tópico ao mesmo tempo na criação de sites.