A evolução da inteligência artificial na última década

Você acorda, pega seu celular e o desbloqueia com reconhecimento facial. Aí pede um serviço de carro por aplicativo e o endereço que você costuma ir nesse dia da semana já está ali, à sua disposição. Depois, enquanto navega na internet, aparece um anúncio com uma promoção daquela cadeira de escritório que falou sobre com um colega.

Há um tempo era inimaginável esse tipo de facilidade, mas com a evolução da inteligência artificial isso se tornou possível. Facilidades para empresas e pessoas surgiram e sobrou mais tempo para que os profissionais foquem em criação, planejamento estratégico, e muito mais. 

Processos como segurança, burocracia, avaliação de dados foram facilitados e até mesmo análise financeira com inteligência artificial é uma possibilidade hoje em dia. É como se não desse pra pensar na vida hoje sem a IA ou até mesmo sem o smartphone. É bem verdade que essas duas tecnologias hoje são inseparáveis. 

Tudo começou há cerca de 70 anos, mas com um boom surpreendente, principalmente na última década. Conheça um pouco da evolução e das principais tendências da IA nos últimos dez anos. Boa leitura!

Evolução da inteligência Artificial na última década

Há 13 anos, a tecnologia estava em um local totalmente diferente do que agora. A evolução da Inteligência Artificial – apesar da tecnologia ter mais de 70 anos de história – veio de forma rápida e surpreendente. E existem 4 fatores que fizeram do século 21 a era de ouro da IA. São eles:

  1. Alta conectividade: a sociedade e as máquinas estão cada vez mais interconectadas digitalmente, graças a uma ampla rede de sensores.
  2. Baixo custo computacional: o lançamento constante de chips eletrônicos com capacidade de processamento igual ou superior a modelos anteriores, a preços cada vez mais baixos, contribui para o avanço da IA.
  3. Grande quantidade de dados (Big Data): vivemos em um mundo onde a quantidade de dados disponíveis como fonte de informação tem crescido exponencialmente. A IA tem se destacado como uma ferramenta eficaz para processar e extrair conteúdo relevante desses dados.
  4. Machine Learning: o aprendizado de máquina, baseado em algoritmos e modelos matemáticos, permite extrair e reconhecer padrões em conjuntos de dados. Essa capacidade possibilita que máquinas identifiquem objetos em imagens ou vídeos, entre outras aplicações.

E a IA veio para ficar. Se antes era assustador pensar nessas tecnologias, como se elas fosse acabar com a humanidade, já dá para ver que o que elas mais trazem são benefícios, tais como:

1- Análise de dados facilitada

Voltando a falar de Big Data. Esse grande apanhado de informações provenientes de milhares de fontes diferentes e extremamente valiosas. Elas precisam ser rapidamente processadas, o que a IA faz em questão de pouco tempo.

Mas a IA faz isso não só classificando informações, mas podendo ser capaz de tomar decisões com base no que viu. 

Por exemplo, a Danone está usando a IA para analisar algoritmos para criar o iogurte ideal para seres humanos. Para isso, ela faz teste com microbioma de 100 mil voluntários em um estômago artificial. Algo que demoraria anos e uma equipe gigantesca para ser processado, mas que é acelerado pela IA. 

2- Personalização sem precedentes

O Machine Learning (aprendizado de máquina) trouxe evoluções que permitem que ofertas, recomendações e atendimento de clientes, por exemplo, fossem personalizados, isso de acordo com preferências individuais. 

Uma empresa que soube usar bem isso foi a Nestlé, que criou um “Recomendador de pedidos” que ajuda os vendedores a oferecer os produtos certos para cada cliente. Muito mais eficiente que apresentar uma gigantesca gama de opções que nem fariam sentido. 

3- Otimização de tarefas empresariais

A Inteligência Artificial oferece diversos benefícios às empresas, principalmente em processos e tarefas.

Rapidez na execução de tarefas cotidianas:

A IA agiliza atividades como preenchimento de planilhas, processamento de dados e transmissão de informações, conferindo às empresas uma vantagem competitiva.

Ela faz isso com mais qualidade e aprendendo continuamente. Assim, as tomadas de decisão podem ser feitas com mais informação e menos custo operacional. 

Automatização de tarefas

Também é possível automatizar processos repetitivos, como:

  • cálculo de tributos
  • classificação de documentos
  • identificação de pontos de auditoria
  • e análise de indicadores.

Isso não é possível só para a equipe interna da empresa, como também para clientes, por meio de chatbots. Dessa forma, é possível aumentar a eficiência e os resultados, uma vez que os chatbots não descansam e estão disponíveis 24h/dia para os clientes. 

Redução de erros

Sabe qual a maior vantagem dos bots? Eles não precisam descansar, ao contrário do ser humano. E eles também não ficam entediados com tarefas, o que faz com que cometam menos erros em tarefas repetitivas. 

Ao integrá-los ao seu fluxo de trabalho, é possível alocar a força de trabalho humana na realização de tarefas que precisem do seu julgamento e subjetividade.

Identificação de padrões

Aqui vem de novo a importância dessa ferramenta no processamento de grandes volumes de dados simultâneos. Isso permite a identificação de padrões e a geração de insights valiosos.

Algo útil para empresa, já que possibilita a previsão de:

  • comportamentos de clientes;
  • controle de estoque;
  • flutuações de preço;
  • e análise de mídias sociais.

Uma vantagem e tanto no planejamento estratégico a médio e longo prazo. 

4- Dar vida a ideias com a IA generativa

Quem não ouviu falar sobre o Chat GPT 4? Essa tecnologia ficou amplamente conhecida pelo mundo em 2022, deixando a Open AI mundialmente famosa. A empresa tornou plenamente conhecida a chamada IA Genereativa, que leva a IA a outro patamar. 

Basicamente, é um sistema capaz de gerar texto, imagens, vídeos ou outras mídias por meio de solicitações comuns do usuário. Tudo com um prompt simples de solicitação. Além disso, é uma ferramenta facilmente acessível a qualquer pessoa que tenha acesso a um dispositivo conectado à internet. 

5- Análise financeira inclusiva e completa com IA 

Um dos processos mais morosos e burocráticos para uma empresa é a análise financeira de um cliente. Saber se ele vai cumprir com um pagamento, se pode ou não adquirir um produto a prazo… tudo isso levava tempo e estava restrito a um banco de dados muito limitado.

Com a IA, empresas como a 1datapipe conseguiram acelerar esse processo ao usar modelos de inteligência artificial para analisar um gigantesco número de dados simultaneamente e em poucos segundos. Vale a pena pesquisar sobre o tema se a sua empresa ainda depender de sistemas de pontuação mais antigos

A evolução da inteligência artificial continua

Não pense que a evolução da inteligência artificial está restrita às citadas aqui. Muito menos que a IA já evoluiu tudo o que poderia. A verdade é que enquanto você lê esse texto, algum algoritmo já foi aperfeiçoado e uma solução criada.

Então não deixe sua empresa fora dessa e invista em ferramentas de IA para acompanhar essa tendência que só tende a crescer em 2024.